AVALIAÇÃO DE PERSONALIDADE
E FUNCIONAMENTO EMOCIONAL
A consulta de avaliação da Personalidade e Emoções faz parte da maioria dos processos terapêuticos para que seja esclarecido objetivamente e fidedignamente o motivo terapêutico que o paciente traz à consulta.
Uma avaliação psicológica e emocional pode ser extremamente esclarecedora e clarificadora caso se depare recorrentemente com situações da sua vida que não avançam naturalmente, ou com partes de si que são sentidas como desajustadas e o impedem de sentir o fluir da vida.
Na avaliação de jovens e adultos recorro a instrumentos que medem desde as áreas de inteligência emocional, à autoestima, depressão, personalidade, padrões comportamentais familiares desadequados, estilos de comunicação interpessoal, entre outros.
No caso de padrões de personalidade desajustados, eles são extremamente estáveis e duradouros, desenvolvem-se durante a infância e, vão ganhando poder ao longo da vida. São reações relativamente inconscientes, são as lentes como vemos e traduzimos o mundo e as relações.
Ao identificar dificuldades e padrões internos e, o impacto que estão a ter na sua vida, será possível traçar um plano terapêutico mais ajustado e adequado, o que tornará mais breve o objetivo todo processo de recuperação do fluir da vida.
Um exemplo deste tipo de avaliação extremamente completa é realização da prova projetiva do Rorscharh e interpretada pelo método de Exner. Avalia nas seguintes áreas:
-
Controlo e tolerância ao stress
-
Aspetos afetivos
-
Relações interpessoais
-
Imagem de si
-
Ideação
-
Processamento de informação
-
Mediação de informação
O Rorschach é um teste extremamente fidedigno, no qual se pode obter uma grande quantidade de informação. Essa informação é adequada para se formular um diagnóstico e realizar prognósticos. No entanto, a sua maior força, é a capacidade para descrever em detalhe, as características psicológicas do cliente e o seu funcionamento emocional.
O Rorschach pode ser usado em diversas Avaliações Psicológicas, tais como Avaliações de Personalidade, Orientações Vocacionais, Avaliações de Funcionamento Emocional etc.
É um instrumento de Avaliação fantástico na minha prática clínica, pois assegura o carácter científico, a realização de uma Avaliação e orientação inicial do processo com o paciente e, uma outra Avaliação, passado algum tempo de este estar em terapia, de forma a se comprovar e observar, o que mudou no funcionamento emocional do cliente e o que ainda necessita de mais trabalho terapêutico.