TERAPIA EMDR

A Dessensibilização dos Traumas e fobias
 

O EMDR, articulado com a hipnose, é uma das técnicas mais poderosas no trabalho com traumas e fobias. Um trauma é tudo aquilo que excede a capacidade de suportar de uma pessoa gerando sintomas de stress pós-traumático.

 

O trauma é formado por inúmeras variáveis: contexto dos acontecimentos, a desregulação neurológica, pesadelos, gatilhos, entre outras. O trauma paralisa as pessoas no tempo e no espaço, faz com que fiquem reféns dos sintomas. A Hipnose é uma ferramenta que possibilita a recuperação destes recursos, a recuperação da liberdade.
 

O tratamento e a dessensibilização de traumas deve ser um trabalho cuidadoso e feito passo a passo. Inicialmente devemos instalar segurança e proteção e depois ir dessensibilizando o trauma de forma parcimoniosa e protegida.
 

O sofrimento agudo é um quadro patológico complexo que envolve dissociação e qualquer procedimento terapêutico utilizado, como o EMDR, deverá ser precedido por técnicas protetoras. Cria-se um espaço livre de conflito onde a pessoa se possa ancorar nos momentos de crise, restaurando a barreira de proteção e estabelecendo recurso, antes de dessensibilizar o evento a tratar.

Uma vivência traumática é carregada de emoções negativas que são armazenadas no corpo físico e, devem ser libertadas para que a dessensibilização possa ocorrer. Essas emoções negativas armazenadas no corpo podem criar numerosos problemas emocionais e podem até favorecer doenças, paralisações.


As emoções negativas acumuladas no decorrer da vida são armazenadas não somente como lembranças, mas também no corpo físico. Essas emoções armazenadas podem tornar-se uma parte integrante de nossa personalidade e identidade. Uma vez que essas emoções não representam a natureza verdadeira do indivíduo, elas podem frequentemente bloquear o seu sucesso em diversas áreas da vida. A focalização direta das emoções incorporadas pode criar mudanças nos diferentes contextos.

As pessoas a partir das suas experiências da vida passam a criar barreiras e limites de proteção e segurança. Um trauma é uma situação que rompe essas barreiras e limites que faz com que a pessoa paralise no tempo e no espaço. Excede todos os limites de segurança e suporte. A Hipnose utiliza simbolismo (metáforas) como uma ferramenta que permite de forma protegida e segura que o paciente recupere a barreira de proteção.

Veja os vídeo sob o tema e com a a médica (Francine Shapiro) que desenvolveu o método que utilizo:

https://www.youtube.com/watch?v=US2h0Nd1FU4

https://www.youtube.com/watch?v=c4F4Oia8EC0