FERTILE BODY METHOD

“O seu corpo pode alcançar o que a sua mente concebe”

 

O Método do Corpo Fértil é uma abordagem mente-corpo que reconhece a importância de trabalhar os problemas de fertilidade de uma forma holística quando não existe uma causa fisiológica que a impeça de engravidar.

 

A hipnose é potencialmente uma ferramenta terapêutica muito poderosa e eficaz e, é usada em muitas das técnicas e abordagens sugeridas no Método do Corpo Fértil.

 

A hipnose é um estado de transe induzido focalizando a atenção em qualquer experiência sensorial interna ou externa atual; a hipnoterapia é a arte de utilizar esse estado de absorção para facilitar a mudança interna, que pode ter um impacto positivo no bem-estar físico e na fertilidade.

 

Como o método do corpo fértil pode ajudar?

 

  • Reduzindo o stress e a ansiedade aumentando a sensação de calma e relaxamento

  • Restaurando o equilíbrio e o bem-estar físico, mental e emocional

  • O equilíbrio pode ser restaurado por meio do relaxamento, mudanças cognitivas positivas, visualização e mudanças na dieta, exercícios e estilo de vida

  • Restaurando o equilíbrio hormonal, regulando o equilíbrio natural no sistema nervoso autônomo, regulando e restaurando a função do sistema imunológico saudável

  • A criação de equilíbrio no corpo pode ser ainda mais aprimorada com a criação de equilíbrio no pensamento. Diminuir o diálogo interno negativo e a preocupação excessiva ajudará a restaurar o equilíbrio emocional e físico e garantirá que essas mudanças sejam mantidas.

  • Identificar e resolver problemas que podem estar a impedir a conceção (resistência inconsciente ou consciente).

 

Como funciona o método do corpo fértil?

 

Ver a saúde como mais do que uma questão física certamente não é um conceito novo. Sabemos que a saúde é vivenciada como bem-estar mental, emocional, espiritual e físico. Muitas culturas em todo o mundo usam um modelo médico que reconhece plenamente a interconexão entre esses diferentes aspetos do nosso ser.

 

A medicina corpo-mente é uma abordagem da saúde que reconhece o efeito que nossa mente tem sobre nosso corpo e vice-versa. Este modelo vê os vários aspetos de nós mesmos e os diferentes sistemas do nosso corpo, como parte de um todo maior. Esta abordagem holística reconhece o efeito que uma parte, ou um sistema, terá sobre outro. Ele vê o ser humano como um ecossistema vivo dinâmico que se esforça para manter todas as partes em equilíbrio, trabalhando harmoniosamente em conjunto.

 

Vejamos uns exemplos:

Depressão afeta a fertilidade

Mulheres que sofrem de depressão, stress e ansiedade têm duas vezes mais chances de ter problemas para engravidar. Num estudo, 60% das mulheres que foram tratadas para a depressão engravidaram em um período de 6 meses, em oposição a apenas 24% das mulheres não tratadas. Nicholas, M. 3 Steps to Fertility

Um estudo na Alemanha mostrou que homens no corredor da morte descobriram que todos eles tinham uma contagem de espermatozóides muito baixa. Domar, A. Conquistando a Infertilidade: Um guia mente-corpo para aumentar a fertilidade e lidar com a infertilidade.

Outro estudo mostrou que mulheres que tiveram pelo menos um ciclo de fertilização in vitro sem sucesso e que tinham sintomas depressivos antes de continuar o tratamento de fertilização in vitro tiveram uma taxa de gravidez subsequente de 13%, em contraste com uma taxa de gravidez de 29% em mulheres que não apresentaram sintomas depressivos antes de sua fertilização in vitro ciclo. Domar, A. Conquistando a Infertilidade: Um guia mente-corpo para aumentar a fertilidade e lidar com a infertilidade.

Hipnose e fertilização in vitro

O uso de hipnose durante a transferência de embriões dobra o resultado de FIV / TE em termos de aumento nas taxas de implantação e gravidez clínica. Além disso, parece que a atitude dos pacientes em relação ao tratamento foi mais favorável.

Impacto da hipnose durante a transferência do embrião no resultado da fertilização in vitro-transferência do embrião: um estudo de caso-controle. Fertility and Sterility Journal. (May 2006)

 

Outro exemplo,

Efeito do stress na fertilidade

Numa tribo sob a ameaça de outra tribo ou de animais selvagens saqueadores, as fêmeas não ovulariam durante esse período, da mesma forma se houvesse um parto no feminino, esse também seria um momento desfavorável para trazer uma criança ao mundo.