HIPNOSE CLÍNICA

A Hipnoterapia, é a utilização do estado de hipnose com uma finalidade terapêutica. A hipnose refere-se a um estado modificado da consciência que é primário e natural e, durante o qual o indivíduo sente um profundo e intenso relaxamento físico e emocional. A mente fica mais recetiva às sugestões do terapeuta. Em hipnose, a sua mente está totalmente “acordada” e focada nos seus pensamentos e, apenas o corpo, por ficar com os músculos muito descontraídos e relaxados, poderá parecer estar a dormir.

A hipnose permite-nos ter acesso, ou comunicar, com a nossa mente inconsciente, para que possamos ir buscar experiências guardadas, ter acesso à nossa sabedoria interior e desbloquear os recursos internos. Terapias feitas em estado de hipnose permitem ao paciente alcançar mudanças positivas para a sua vida de uma forma eficaz, tranquila e duradoura (muito importante). Esta terapia permite libertar antigos padrões, pensamentos, comportamentos, crenças, valores e atitudes, permitindo a reprogramação da mente para o sucesso e para o bem estar.

Durante o estado de hipnose, todas as distrações exteriores são eliminadas e a atenção do paciente foca-se na voz do terapeuta. Trata-se um estado de concentração profunda e absoluta no que lhe é dito, mantendo-se sempre consciente, nunca perdendo o controlo do seu comportamento nem fazendo nada contra a sua vontade.

A hipnose tem sido usada, com sucesso, para construir a autoestima, mudar hábitos, perder peso, deixar de fumar, melhorar a memória, modificar problemas comportamentais em adultos e crianças, eliminar ansiedade, medos, fobias, tratar a depressão, stress, preparar o sujeito para cirurgias, entrevistas, exames etc. É já muito utilizada também na área do desporto para o treino e aumento de potencialidades dos atletas.

 

É por se trabalhar com o poder da mente, com este mecanismo exclusivo da Hipnoterapia e com o alcance que tem ao nosso inconsciente, que esta terapia tem resultados tão profundos e de longa duração. As consultas podem focar-se na resolução de casos como:

  • Autoestima, confiança e desenvolvimento pessoal            

  • Ansiedade e Síndrome de Stress pós-traumático 

  • Alcançar metas e objetivos

  • Ataques de Pânico

  • Fobias e medos

  • Trauma e sofrimento

  • Dor (física e emocional)

  • Ansiedade de Performance - Falar em Público, Preparação para Exames,

  • Performance Desportiva

  • Problemas de comunicação (Treino da assertividade)

  • Disfunções Psicossexuais

  • Deixar de Fumar

  • Distúrbios alimentares - Controlo de Peso

  • Alteração Hábitos ou Comportamentos Indesejados

  • Terapia regressiva e Regressão a vidas passadas

  • Dinâmicas familiares internas e Criança Interior

 

O que acontece numa sessão de Hipnoterapia?

Depois de estabelecida a relação inicial, de confiança e segurança, e se terem estabelecidos os objetivos terapêuticos, vou explicar-lhe melhor o que é hipnose e tirar dúvidas.

O que fazemos nas consultas de Hipnose Clínica é induzir e aprofundar o estado de transe, o qual passamos naturalmente várias vezes por dia. Quando o paciente está em estado de transe é realizada terapia recorrendo a técnicas especificas para o problema apresentado.

Para atingir o estado de transe vai estar confortável num cadeirão, a minha voz vai acompanhá-lo e vou pedir-lhe para, por exemplo, fixe o seu olhar num ponto até os olhos ficarem cansados de forma a fechá-los de forma calma.

Para aprofundar o estado de relaxamento em que vai mergulhando posso, por exemplo, fazer uma contagem de dez para um ou, pedir-lhe para mentalmente visualizar um sítio agradável. Vai sentir-se cada vez mais relaxado mas sempre consciente. Daí em diante, aprofundamos mais o estado de hipnose e abordaremos a sua situação.

O lado analítico e racional da pessoa fica adormecido, tornando assim a pessoa mais concentrada nas suas emoções mais profundas. Novas ideias e "sugestões" são dirigidas diretamente ao inconsciente para efetuar mudanças benéficas quando o paciente voltar ao estado de vigília. A mente tranquila e agradavelmente calma vai-lhe permitir observar com uma visão nova e clara os problemas e dificuldades da sua vida.

Também ensino a auto-hipnose para que possa, de forma autónoma, desenvolver as suas capacidades de Auto relaxamento fora da consulta. 

A duração dos tratamentos depende do problema e da sua causa/ origem, do sintoma e das circunstâncias de vida. Com algumas pessoas o problema de “roer unhas” pode ser tratado com sucesso numa só sessão. Outros problemas como ataques de pânico podem durar até 5 ou 6 sessões.


A primeira sessão demora cerca de uma hora e meia e as subsequentes cerca de uma hora.

Marque já a sua consulta!