ORIENTAÇÃO DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR

“O meu corpo é um jardim, a minha vontade o seu jardineiro”

William Shakespeare

Os estudos e o trabalho sobre aspetos psicológicos na obesidade ou excesso de peso aumentaram desde 1950. Sabe-se atualmente que o comportamento alimentar inclui forças internas e externas, assim como, processos aditivos, sociais, culturais, desenvolvimentistas e psicopatológicos. 

Nesta consulta, abordamos várias técnicas de terapias complementares ( Hipnose, EMDR, Constelações sistémicas com bonecos) com o objetivo de recuperar a saúde física e mental, principalmente recorrendo à psicoterapia com o fim de concluir que a forma como pensamos afeta o que sentimos e o que fazemos/ comemos. 

O foco da terapia não está exclusivamente na mudança de hábitos alimentares mas, essencialmente numa mudança de fundo, da perceção que tem de si própria e como pode comportar-se perante a comida. Pode corrigir hábitos e a visão que tem acerca de si.

A Terapia de comportamento alimentar direciona-se para casos de distúrbios alimentares e, para a promoção da saúde através de alteração de hábitos e consumo, bem como para o acompanhamento psicoterapêutico de regimes orientados por nutricionistas. 

Ninguém consegue fazer uma dieta até ao fim se, inicialmente não tiver trabalhado algo acerca de si, não se aceitar como é para que, a perca de peso venha como um benefício tal, que vai fazer de tudo para o manter.

Recorro muitas vezes à hipnose para a perda de peso,  para aceder ao seu inconsciente, àquela parte de si que tem vontades que a razão desconhece, tem vontades que boicotam o plano nutricional e a motivação e, que precisam de ser descobertas e reprogramadas.

Funciona eficazmente como fortalecimento da sua força de vontade para manter a sua motivação. É uma excelente forma de manter e aumentar a sua autoestima à medida que vai perdendo (ou ganhando) peso ao longo das sessões. É uma excelente ferramenta para equilibrar emoções a par de qualquer plano alimentar. Para mim, a sensação de já se ter feito tudo, de não aguentar mais ficar sem comer, a desmoralização e a desmotivação são muitas vezes responsáveis pelo efeito yo-yo não da dieta, mas da nossa mente. 


Existem muitas distrações para que a pessoa consiga controlar os seus hábitos durante o dia e, à noite deitar tudo a perder apenas porque está consigo própria. A comida é sem dúvida uma forma de compensar alguns vazios emocionais que estão mais visíveis quando paramos.

A repetição de episódios de ingestão alimentar desregrados  (inibição Vs compulsão) leva a que nos sintamos tristes e ansiosos e, leva ao boicote de qualquer dieta.

Sendo assim, se recorrer à terapia sob hipnose para perder ou ganhar peso, faça-o se estiver motivado e com o desejo de alterar mesmo a sua vida, a forma como se vê a si próprio, os seus padrões de pensamento e, acima de tudo, se o seu desejo é ter um estilo de vida saudável de acordo com o que acha que é melhor para si.

Na preparação desta terapia estão incluídas sessões de relaxamento e confiança para torna-se então livre para tirar o máximo proveito da vida e os novos objetivos alimentares.
 

Como o alimento é usado? 

A hipnoterapia é mesmo eficaz porque elimina a necessidade de comer por motivos emocionais. Nós somos a única espécie na terra que come para mudar os sentimentos e a única espécie que fica acima do peso. Não é coincidência!

A maioria dos pacientes confessa que precisa de comer, tanto como quando está nervoso, como entediado, como stressado, feliz, triste, solitário, frustrado, ansioso, com medo ... mas não quando estão com fome! As técnicas de Hipnoterapia vão mostrar-lhe outras maneiras de satisfazer esses gatilhos sem ter que recorrer a excessos.

Tratamento

As soluções são tão variadas quanto as pessoas o são. No entanto, o plano "médio" de tratamento (4-6 sessões) abordará normalmente as seguintes quatro áreas principais:

  • Construir autoestima para se preparar para a mudança.

  • Compreender os gatilhos para a alimentação saudável.

  • Reforçar o recurso de alimentos saudáveis.

  • Trazer novos hábitos para sua vida através uma alimentação equilibrada