top of page

Dê foco à sua Dieta


Terapia Focada na Solução direcionada para regimes alimentares


Recentemente, refletindo sobre quando e como as pessoas se colocam verdadeiramente em primeiro lugar num processo de mudança, concluí que isso se deve ao simples facto de se desidentificarem com o seu passado e apostarem de forma realista e entusiástica no seu verdadeiro EU.


Constatei também, que os hábitos alimentares são mantidos maioritariamente por partes de nós que se querem mais recompensadas ou amadas, funcionando esses hábitos, como um elixir da tranquilidade.


Deixemos as soluções antigas e desadaptadas. O comportamento repetitivo de dietas atrás de dietas, vem da crença de que virá o momento, a dieta ou a pessoa certa que me vão fazer chegar ao meu objetivo! Ou seja, desresponsabilizamo-nos completamente pelo problema e pelas suas consequências negativas. Acreditamos erradamente que com suporte externo vou ser capaz.

Entendamos que, o relacionamento ineficaz com a comida advém maioritariamente de questões mais antigas de relacionamento com pessoas. A dependência da comida reflete questões psicológicas que requerem, também elas alguma atenção para que o problema se resolva de vez!

A verdadeira felicidade da conquista do peso ideal apenas é sentida por nós mesmos!! Dos outros será suficiente e gratificante o reconhecimento e o elogio que, serão o suporte natural à manutenção da focalização.


O Foco da dieta não deverá estar baseado nas insatisfações com a imagem ou, nas lutas alimentares restritas que já vai travou. Nesta Terapia Focada na Solução (TFS), o seu peso é visto como um problema sim, mas vamos relacioná-lo com um futuro diferente e mais otimista com novas soluções. Não se pretende encontrar soluções momentâneas, mas sim duradouras e adaptadas ao seu ser mais íntimo, ás suas emoções e personalidade.


O QUE O INCOMODA NA DIETA


O trabalho inicial é começar por pensar onde estava o seu FOCO quando fez outras tentativas de perder peso. Se ele estava orientado para o este objetivo ou, para as dificuldades de cumprir a dieta. O foco nas dificuldades dará azo à vitimização e, a futuras necessidades de Auto recompensa alimentar.


Ponderar retomar uma dieta implica recordar, de forma automática, as emoções passadas como a culpa, a frustração, auto julgamentos, expectativas irreais e falhas que acompanharam essa tentativa.


É essencial alterar este Mindset !! Existem outras alternativas e soluções mais positivas para que mergulhe neste processo confiante e otimista! Escolha libertar-se de um peso inútil que só ocupa espaço vital numa vida que pode ser plena e radiante!



Propomos de uma forma muito objetiva trocar escolhas e pensamentos inconvenientes de tentativas anteriores, por soluções práticas e estáveis que lhe trarão sentimentos de autorealização.




FOCO! LUZES! AÇÃO!!



Depois de ponderar o seu padrão atual relativamente à alimentação, visione QUAIS AS SOLUÇÕES que estarão ao seu alcance para que o seu foco se mantenha.


Vislumbre COMO se vai manter confiante. Ou seja, mantenha as luzes bem acesas para o resultado final, apreciando o seu novo estilo de vida e, resolvendo problemas emocionais antigos de vez! Eles são rasteiras ao seu objetivo.


Se a vida quotidiana é muito exigente e, se se torna cada vez mais difícil encontrar respostas para tantas exigências que ela lhe coloca, é porque ainda lhe falta escolher o seu FOCO. Pode estar a deixar escapar entre dedos soluções que já deram certo e outras que podem ser melhor planificadas por si!


Se sente que é uma pessoa com pouca motivação para os seus interesses, pode igualmente começar este trabalho respondendo às seguintes questões:


1 - Imagine que durante a noite acontecia um milagre, sim algo inexplicável, e você acordava de manhã com o seu peso ideal!


2 – Qual será a 1ª coisa que o vai surpreender nesse dia, que lhe diga que algo de maravilhoso lhe aconteceu na cama nessa noite


3- Consegue identificar alguma pista que o leve a perceber como chegou lá?


ESTE SERÁ O SEU FOCO!


Como funciona a Terapia Focada na Solução (TFS)?


Como já reparou, A Terapia Focada na Solução (TFS) é dirigida ao objetivo individual, é um acompanhamento psicológico e comportamental focado na solução e não no problema, por forma a alcançar não só o peso ideal, como a estabilidade física, mental e emocional que lhe estão associadas.


Não obstante o tipo de problema descrito pela pessoa, o foco estará mais centrado num resultado positivo, em soluções que já foram testadas e comprovadas ou, outras que ainda podem ser consideradas.


Nesta terapia breve, terapeuta e paciente têm uma “compreensão” da dinâmica e história do problema para conseguir uma mudança positiva e estável. A intenção inicial é reorganizar as suas intensões, dificuldades, soluções antigas e novas aspirações. Vai ter ajuda para reinterpretar a sua visão sobre aquilo que quer e, parar de olhar para si como um conjunto de falhas no que diz respeito à alimentação.


É uma Terapia focada no presente e futuro:


A premissa é de que os problemas terão melhores resultados se a pessoa se concentrar no que já está a funcionar no presente, e definir como gostaria que fosse sua vida. O FOCO é responsabilizar a pessoa a cuidar do seu corpo e do seu estilo de vida, fazendo depender esta causa das suas próprias soluções e ambições pessoais.



DEIXAMOS AQUI JÁ UMA DICA QUE VAI TRABALHAR COM ESTA TERAPIA:

Focalização positiva: Não se permita distrair! Esta é uma terapia de FOCO da atenção nas soluções e num futuro positivo. Foque-se no que precisa de comer. Planeie, faça listas, menus, respeite o seu plano, acredite no nutricionista. Feche os olhos e veja-se no corpo ideal, com os sentimentos, comportamentos e relações que pode sentir nesse corpo.


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page