top of page

O PODER DA MENTE – AUTO-SUGESTÃO

​Já certamente ouviu dizer que nós somos aquilo pensamos. Se na minha mente há uma vozinha que constantemente me empurra para a forma negativa de pensar então, o meu comportamento vai ser uma resposta a esse pensamento. Não se trata aqui da lei da atracção, do género pensamento negativo atrai pensamento negativo…pode até ser. Na realidade, na nossa mente “moldam-se” de forma negativa ou positiva, os comportamentos que nós ESCOLHEMOS para o nosso dia-a-dia.


​Vejamos: se eu penso “eu não vou conseguir…”,ou “eu não estou preparado…”,ou “eu não sou tão bom como o meu colega..”ou “não tenho forças para…” estamos a programar a nossa mente e o nosso comportamento para não actuar, para não ver além, para não contrariar essa predisposição. Da mesma maneira que escolhemos comportamentos/ acções para atingir um fim, por exemplo estudar para ter uma boa nota, também podemos escolher intenções/ sugestões positivas para nós próprios.

​São estas auto-sugestões que reprogramam a nossa mente para a mudança, que vão traçar novos caminhos, que vão dar força às emoções e a um futuro francamente melhor.

​Ouvimos pessoas chegarem a nós já com a auto-condenação programada. Dizem, por exemplo, que estão deprimidas há muito tempo, ou que têm a auto-estima muito fraca, como se de um implante à sua personalidade se tratasse. Utilizam a palavra sempre, nunca, nada(generalizações) para descrever estados internos que podem e, devem, ser reprogramados.

​O que se pretende em Hipnoterapia é que se encare e transforme essa generalização, esse sentimento negativo a pouco e pouco, reconhecendo pormenores da sua existência e se modifique o modo de pensamento para uma forma mais construtiva.


COMO FAZEMOS ISSO?


​Em conjunto e em Hipnoterapia, desconstruímos o problema, avaliamos e reflectimos em que é que o problema afecta o paciente e os outros á sua volta, e desvalorizamos as generalizações. Será que é sempre assim? Será que os outros o vêm assim?

​A reprogramação da mente para pensamentos e sugestões mais positivas aplica-se a uma variedade enorme de auto-sugestões negativas a que nos infligimos todos os dias.

​Em Hipnoterapia escolhem-se e fazem parte da terapia, auto-sugestões realistas e equilibradas, saudáveis e consonantes com os desejos de cada um. Estas vão constituir uma nova forma de estar, uma nova verdade para o paciente.

​E assim, se vai reprogramando a mente de antigas e inadequadas crenças pessoais, para uma nova consciência e transformação positiva.

Exemplos de auto-sugestões positivas: “eu tenho consciência das minhas necessidades…” “eu reconheço todas as minhas virtudes…” “a cada dia que passa eu sinto-me mais calmo…” “sinto-me bem e saudável sendo um não fumador”

Convido-o(a) a experimentar um sessão de Hipnoterapia, para podermos trabalhar em conjunto esta reprogramação da mente, para libertar-se de padrões antigos que não ajudam na sua caminhada e para criar novos padrões neurológicos, mas benéficos e mais em linha com os seus objetivos presentes.

Marque ainda hoje a sua consulta de Hipnoterapia, terei todo o gosto em o(a) receber.




213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page